Últimas notícias da Folha sobre Política, Economia e Cultura Folha
Esse primeiro nível era a capa, basicamente, as manchetes do jornal impresso, e o aprofundamento mais para o meio da mesma edição”. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens sem prévia autorização. Braga Netto, que foi um dos principais nomes do governo Jair Bolsonaro (PL), tornou-se o primeiro general quatro estrelas a ser preso no Brasil desde a redemocratização. Conforme mostrou o Estadão/Broadcast em dezembro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em conversa com aliados, citou a regulamentação das redes como um dos temas que poderiam ter ido à votação no plenário em 2024.
Nesse cenário, diferentes formatos ganham relevo conforme o momento do dia. Enquanto vídeos se destacam nos momentos de pausa, como o café da manhã e o almoço, podcasts sobressaem em períodos de deslocamento. “O primeiro nível da informação, hoje, é grátis”, disse Januza Lemos, diretora da Box1824 e coordenadora do estudo.
Por mais que tenha perdido a eleição que disputou, a adesão que Pablo Marçal (PRTB) recebeu do eleitorado evangélico também foi notícia de destaque no ano. Por isso, o candidato usou a estratégia de falar diretamente com o eleitor, sem dar tanta atenção aos seus pastores. Ainda no primeiro trimestre do ano, em março de 2024, foi o próprio presidente Lula (PT) quem diagnosticou a dificuldade de seu governo em abrir frentes de diálogo com os evangélicos.
A população está envelhecendo, além de que há uma preocupação maior com saúde mental. O governo de Mato Grosso informou, também por meio de nota, que aplicou “R$ 205,6 milhões em multas por uso irregular do fogo”. “Nesse período, mais de 20 pessoas foram presas e 112 indiciadas pela Polícia Civil por provocar incêndios.” Segundo a nota, o estado passou pela “pior seca enfrentada nos últimos 44 anos. Com isso, o material orgânico seco se acumulou, o que facilitou a combustão”. Mato Grosso teve mais de 170 mil focos registrados no período, dos quais 50 mil somente em 2024. O deputado também rechaçou as críticas ao projeto sobre a possibilidade de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa e afirmou que, atualmente, há impunidade sobre a disseminação de informações falsas na internet.
‘Em 2050, não vai haver nenhuma economia europeia entre as 10 mais importantes do mundo’
Receba as principais notícias, análises e áudios produzidos pelas nossas equipes em São Paulo e Londres e Notícias do Brasil seja o primeiro a saber dos fatos mais importantes e interessantes no Brasil e no mundo. O saldo do ano para o governo no campo evangélico ainda é bastante negativo. No entanto, depois daquela reunião, dois eventos marcaram os meses seguintes. O primeiro foi a ruptura do deputado federal Otoni de Paula (MDB) com Jair Bolsonaro e início de uma aproximação com o governo Lula.
Mudança no segundo tempo: distante do Congresso, Lula se aproxima do STF e planeja reorganizar governo
Segundo a Box1824, para além de saúde, há demanda por conteúdo especializado em áreas como entretenimento, tecnologia, gastronomia e recomendações de consumo. Para Patrícia Paixão, ao explorar “nichos pouco trabalhados”, o conteúdo aprofundado possui um potencial não só de mercado, como também o de formar um ecossistema de informações que enriqueça a esfera pública. A Box1824 denomina o tipo de conteúdo pelo qual a audiência não está disposta a pagar como “informações tweet”. São notícias e fatos que, pelo relevante interesse público, repercutem de modo geral. O governo do Maranhão informou ter consolidado Plano de Ação para os anos de 2024 a 2027, além de ter “reforçado o monitoramento de áreas degradadas, intensificado as fiscalizações ambientais e implementado a apuração de infrações”.
O segundo foi Lula ter cogitado a vereadora de Goiânia, Aava Santiago (PSDB), reconhecida como um nome nacional da esquerda evangélica, para um ministério em seu governo. É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital. 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, recebeu uma delegação de oito integrantes do Movimento Delegados pela Democracia (MDD) em dezembro de 2024, em seu gabinete.
“Estamos em um momento de reavaliar a forma como ocupamos a terra, repensando as lavouras adequadas para os diferentes ambientes”, completou o ex-procurador do estado. O registro de maior número de focos não significa necessariamente maior área queimada. Espera-se para o ano a divulgação dos números sobre religião no Brasil de acordo com o Censo. Os dados já nascerão velhos, com quase três anos de defasagem.
“Penso que temos grandiosos desafios para 2025. Entre tantos, temos de avançar nessa regulamentação”, disse. Em 2024, Lira criou uma comissão especial para analisar o projeto, mas não designou os integrantes. Segundo o novo líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), a pressão pela anistia continuará em 2025. Em dezembro, o deputado disse que o apoio da oposição à eleição de Motta está baseado na pauta da anistia. BRASÍLIA – O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que o plenário não deve votar o projeto de lei que concede anistia aos condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. As declarações ocorreram em entrevista à rádio Opinião CE, na sexta-feira, 3.
O ex-presidente Bolsonaro não foi exatamente abandonado por líderes evangélicos, mas sua imagem neste segmento termina 2024 pior do que começou. Malafaia até tentou lembrá-lo que tanto na política quanto na religião a falta de lealdade é pecado mortal. A demanda por conteúdo jornalístico não é a única a se modificar com o predomínio das redes.
Certamente terá crescido o número de evangélicos e diminuído o de católicos, mas e as outras religiões? Terá aumentado os que se identificam como sem religião, como espíritas ou adeptos de religiões afro? Seja como for, em 2025 teremos a revelação desse retrato religioso do Brasil. Entre os usuários que consomem notícias mais de uma vez ao dia, o uso médio é de três dispositivos, além de seis fontes de conteúdo.
sua excelência, o leitor
Para 34%, a questão é de princípios e “o acesso à informação deve ser gratuito e universal”. O líder do governo ainda afirmou que a pauta sobre a regulamentação das redes sociais será um desafio para este ano e disse que a eleição de 2026 torna necessária a aprovação do projeto. José Guimarães lembrou que o parecer do relator do “PL das Fake News”, Orlando Silva (PCdoB-SP), segue sem a análise do plenário da Câmara. “O projeto está dormindo nas gavetas da Câmara, ninguém tem a coragem de votar. Mas nós vamos retomar. Nós não podemos ir para a eleição de 2026 sem lei nessa área aí. Sem lei, estamos ferrados”, declarou. Jair Bolsonaro tirou Malafaia do sério porque demonstrou falta de lealdade política ao seu antigo aliado, Nunes, e errou no timing da declaração de apoio, dando margem para o crescimento de Marçal.